FROM VENDAS NOVAS, ALENTEJO, PORTUGAL, TO THE WORLD.
2005-09-30
Low cost
Há uns anos atrás, todo o país assistiu a um surto de criação das chamadas "Lojas dos Trezentos", as quais fizeram sair o conceito low cost do circuito de "comércio paralelo".
Estas lojas, como tudo o resto, tiveram o seu tempo, aliás, bastante curto em termos económicos.
As poucas que se foram mantendo, como esta da foto, dificilmente conseguirão competir com o novo conceito emergente nas nossas vilas e cidades, as designadas "Lojas dos Chineses".
Há bem mais de duas décadas, quando vim viver para Vendas Novas, este banco ainda nem existia como tal.
E neste mesmo sítio ficava uma loja de retrosaria, ao estilo antigo, com um grande balcão corrido e, por trás, várias estantes cheias de tecidos para vender "a metro" e tudo o mais que respeitava a retrosaria. Essa loja, que pertencia a um senhor que já não tenho o prazer de ver há algum tempo, o Sr. Pedro Fradique, ainda ali funcionou durante anos.
O edifício tem actualmente esta aparência e nele está instalada uma agência bancária, da qual não faço publicidade (mas que é o BCP Millenium).
Para as próximas Eleições Autárquicas 2005 em Vendas Novas, o meu prognóstico é que, ou muito me engano ou, entre estes rostos, está o futuro Presidente da Câmara Municipal cá do sítio.
Que vença aquele que for o melhor para o concelho. E nestas coisas, como em muitas outras, cada um tem a sua opinião. Eu já me decidi, sem qualquer dúvida. E você?
Trata-se de um cartaz de grandes dimensões, colocado na "Rotunda da GNR", em plena Estrada Nacional, no troço que atravessa a cidade de Vendas Novas.
É um local privilegiado para a colocação deste tipo de mensagens, de carácter genérico e com um design apelativo, em virtude do elevadíssimo volume de tráfego naquele local, em especial durante o dia.
Embora se trate de um cartaz feito a pensar nas Eleições Autárquicas, nada acrescenta em relação ao caso específico de Vendas Novas, uma vez que tenta passar mensagens que se poderão adequar a outro qualquer concelho do país.
Cartaz colocado numa das rotundas à entrada da cidade de Évora, vindos de Montemor-o-Novo.
Trata-se de um cartaz de grandes dimensões, com enorme visibilidade, em virtude do local escolhido. Contém várias mensagens, explanadas de forma simples e de fácil e rápida percepção. A substância da mensagem está relacionada com a "obra feita pelo actual executivo do PS".
A exemplo do que acontece com a maior parte dos cartazes do PS em Évora, e no seguimento do que parece ser uma estratégia planeada para estas Eleições Autárquicas 2005 naquela cidade, este cartaz não contém mensagens centradas na pessoa do seu candidato à Câmara Municipal.
Post Scriptum: Conheço pessoalmente e desde há vários anos, o Dr. José Ernesto de Oliveira, actual presidente da Câmara Municipal de Évora e que se recandidata para um novo mandato. Como não tenho nem prevejo vir a ter qualquer tipo de interesse pessoal ou político, nestas ou noutras eleições de carácter político, estou à vontade para deixar aqui a minha opinião sobre este tema.
E a minha opinião pode resumir-se da seguinte forma: não será fácil, será, aliás, mesmo muito difícil, que a cidade de Évora venha a ter uma melhor personalidade para a presidência da sua Câmara Municipal.
Cartaz colocado em Vendas Novas, na zona dos "Cafés das Bifanas", na esquina da Estrada Nacional 4 com a Avª da Misericórdia.
É de realçar a exacta correspondência, em minha opinião, entre a mensagem que se pretende transmitir e a envolvência urbanística do local. Como, aliás, se pode constatar (em parte) pela foto.
Copyright jaf
Trata-se de um local bem escolhido para a colocação deste género de cartazes, não só pelo aspecto já mencionado, mas ainda porque tem enorme visibilidade, em face do elevado tráfego que diariamente percorre aquelas artérias da cidade.
Por outro lado, não será de desprezar, antes pelo contrário, o facto de ser um local muito concorrido, pois situa-se mesmo junto a três dos bem conhecidos "Cafés de Bifanas", as quais (as Bifanas), como todos sabemos, constituem um verdadeiro monumento de Vendas Novas.
Não gosto de política. E já deixei de ter paciência para a nossa classe política.
No entanto, reconheço nas eleições de carácter local um conjunto de características, designadamente a muito maior proximidade entre eleitores e eventuais eleitos, que contribuem para que sejam vistas como mais importantes para a resolução dos problemas que afligem as populações locais.
Além disso, penso que deve ser dado o devido valor a quem se dispõe a contribuir, apesar de tudo, para a criação de condições tendentes ao desenvolvimento da sua freguesia e do seu concelho, nas diversas vertentes em que estas questões podem ser observadas.
Dito isto, irei a partir de agora e ao longo de um período de tempo relativamente limitado, colocar neste blogue algumas fotos respeitantes a aspectos relacionados com as Eleições Autárquicas 2005, em Vendas Novas e noutros concelhos alentejanos.
Tinha esperança de ver por aqui uma qualquer operação de embelezamento, i.e., uma pintura, por estas alturas do ano. Mas parece que não...... Copyright jaf
O chamado "Moinho de Vento", situado na Av. 25 de Abril, em Vendas Novas, está a ser alvo de obras de requalificação, já em fase de acabamentos, como se depreende pelas fotos em anexo.
Ainda bem! Até que enfim!
Estou a viver em Vendas Novas há mais de vinte anos e, ao longo de todos esse tempo, fui-me habituando, eu e todos os larguíssimos milhares de pessoas que por ali têm passado, a observar uma estrutura que se adivinhava bonita mas que era ignorada por todos, em face do visível grau de abandono.
Não sabia, até há pouco tempo, quem é o seu proprietário. Pelo que me dizem, será a Autarquia de Vendas Novas. Sendo assim, não compreendo como foi possível que, ao longo de não sei quantos anos, não se tenha cuidado melhor daquilo que a todos pertence.
Não sei se há responsáveis por este prolongado esquecimento e nem isso é o que mais me interessa.
Sei, isso sim, que não se teria desaproveitado tanto tempo, se se tratase de propriedade privada.
De qualquer modo, o que agora interessa é, apesar de tudo, congratularmo-nos porque, finalmente, alguém teve a feliz ideia de fazer ou mandar fazer o que há muito deveria ter sido feito.
----------------------------------------
Em algumas das fotos aqui publicadas
utilizei uma máquina fotográfica
digital CANON POWERSHOT A80.
----------------------------------------
----------------------------------------
NÃO SEI SE JÁ LHE DISSE, MAS SE NÃO DISSE REPITO:
"OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE".
JOÃO FIALHO - VENDAS NOVAS
----------------------------------------