2005-11-17

Aniversário do Jardim Público de Vendas Novas - 12

Jardim Público de Vendas Novas
Construção da "Ilha" e respectiva esplanada


Disse ontem que tinha a intenção de vos falar do "Café A Ilha" e da sua esplanada, e das pessoas que ali fazem o favor de nos atender.

Pois bem, vamos a isso. Sem que, no entanto, deixe de dizer desde já, algo que irá ajudar a que o ilustre leitor situe este seu amigo, pretenso aspirante a cronista de ocasião, em relação ao sentimento que nutre por aquele espaço. Ou seja, que é um sítio admirável.

E agora que já deixei bem patente que gosto daquilo sobre que estou a escrever, mais facilmente o amigo leitor me desculpará estes exagerados considerandos a propósito de um simples espaço de café e duma simples esplanada numa cidade de província.

É que é disso mesmo que se trata. Não é, digamos, nenhum espaço que prime pelo seu deslumbramento arquitectónico, nenhum café no Tate Modern ou no Gugenheim de Bilbao, nem sequer se poderá comparar a um belo, espaçoso e invicto Majestic, ou um histórico e ilustremente visitado Martinho da Arcada.

Não, não é nada disso. É apenas e tão só a "Ilha". Que, por sinal, até se situa numa península. Não é um espaço pretencioso, nem esse terá sido o objectivo de quem, em boa hora, o imaginou.

É, tão só, o melhor sítio, de entre todos os do género que conheço e incluindo aqui todos os sítios por onde tenho passado, para
tomar um café com os amigos, ou para enriquecer o espírito nas manhãs soalheiras de fim-de-semana, ou estimular o gosto pelas acesas discussões de futebolês mas, melhor ainda, beber uma água natural, fresca, nas longas noites de Verão.

Mas tudo isto não teria o mesmo valor, por certo que não, e agora façam-me o obséquio de não divulgar ou ficaria este vosso amigo em delicada e frágil situação perante o visado, que não sabe e jamais iria sequer sonhar sobre os propósitos destas desinteressadas divagações, façam-me esse favor, dizia eu, mas as nossas visitas à "Ilha" não seriam o mesmo, nem de modo algum contribuiriam tanto para o desanuviamento do espírito, se não estivesse lá, sempre disposto a atender-nos na sua pura simplicidade, o nosso amigo Luis Silva.

Ora digam-me lá, caros amigos ou, simplesmente, meus leitores de ocasião, se não dá gosto haver um sítio assim. Onde a gente se sente bem. Em que sabe que é bem vindo. Onde aproveita para recarregar o espírito.

Eu chamo-lhe qualidade de vida. Mas isto sou eu a dizer.
E fica aqui bem perto, em Vendas Novas.
Mais propriamente, na península do Lago, no Jardim Público.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mande um mail para o meu blog...

photovendasnovas@yahoo.com

que eu mando-lhe uma prenda

ass: paulo

sexta-feira, novembro 18, 2005  
Blogger João Fialho said...

Bem, vou já mandar um email.
Agora fiquei curioso.....

Obrigado, Paulo.

sexta-feira, novembro 18, 2005  

Enviar um comentário

<< Home