2005-11-11

Aniversário do Jardim Público de Vendas Novas - 5



Esta foto retrata uma parte do que viria a ser o Jardim Público de Vendas Novas.
Mais concretamente, aquele que é actualmente o "Passeio sob as laranjeiras", e foi tirada algures durante os anos de 1990 a 1992 (não apontei a data exacta).

De notar que o passeio central já existia no mesmo local e que, além disso, também já existia o sistema de rega das laranjeiras, que acabou por ser mantido.

Este sistema de rega, que fez parte do projecto inicial do jardim, começou por ser utilizado para regar as laranjeiras, nos primeiros tempos após a inauguração. No entanto, inexplicavelmente (ou talvez não) foi entregue ao abandono muito pouco tempo depois de ter começado a ser utilizado. Não porque não funcionasse, antes pelo contrário, funcionava e muito bem. Eu próprio assisti ao seu funcionamento algumas vezes. Deixou de ser utilizado porque, pasmem-se, demorava mais tempo que a rega com a mangueira (que ainda hoje é utilizada).

Devo dizer que, em minha opinião, este sistema de rega será uma das mais carismáticas obras do Jardim Público. Funcionava por gravidade e era um exemplo de simplicidade prática. Hoje em dia, infelizmente, está completamente abandonado.

Não haverá por aí alguém responsável que faça o favor de reactivar essa forma ancestral de rega por gravidade? É que o sistema está lá montado ........ e deve ser um dos exemplos mais antigos de actividade humana ainda existentes em Vendas Novas. Digo eu .....