2005-11-16

Aniversário do Jardim Público de Vendas Novas - 11


Jardim Público de Vendas Novas
Construção da "Ilha" e respectiva esplanada

Para quem não está familiarizado com este espaço que aqui tenho vindo a divulgar - o Jardim Público de Vendas Novas, posso dizer que se trata de um espaço público de laser, situado no centro geográfico da cidade de Vendas Novas, mesmo junto à Estrada Nacional que atravessa a cidade.

Na verdade, não se trata de um jardim na acepção normal do termo, mas sim de um parque. Deveria, em boa verdade, chamar-se Parque Público de Vendas Novas.

O melhor elogio que posso fazer é dizer-vos o seguinte:
Vale a pena vir aqui, sem pressas e com tempo para passear, tragam as vossas crianças, visitem os espaços incluidos no Jardim como sejam a excelente Biblioteca Pública e o Auditório Municipal onde, com sorte, poderão aproveitar das inúmeras exposições de pintura que ali são realizadas ao longo do ano, apreciem a flora bastante diversificada que aqui existe, aproveitem os espaços abertos, respirem o ar puro em abundância, passem pelos espaços de diversão infantil, joguem á bola ou andem de patins no ringue e descansem ou piqueniquem nos espaços próprios sob as laranjeiras. Em algumas noites de Verão, nos meses de Julho e Agosto, aproveitem os espectáculos no Anfiteatro ao ar livre, mesmo em frente ao Espelho de Água.

Mas, por favor, se aqui vierem não deixem de criticar o horrível que é a existência, num espaço como este, de várias gaiolas para pássaros, alguns dos quais em tudo idênticos aos que se observam no mesmo local em liberdade. Chamo-lhe horrível porque é, não só isso mesmo, como um verdadeiro hino à insensibilidade humana. Em minha opinião, claro.

Mas hoje, na verdade, tinha a intenção de vos falar de outra coisa, mais concretamente do "Café A Ilha" e da sua esplanada. E das pessoas que ali fazem o favor de nos atender.

Mas acontece que a crónica já vai longa, o que me leva direitinho, pois concerteza que sim, para o cesto dos cronistas chatos, sem o mínimo respeito pela bondade dos ilustres visitantes deste blogue. E o que eu poderia dizer hoje, amanhã ainda cá estará. Portanto, até amanhã .....