2005-12-30

CONTINUO EM PLENO GOZO DE FÉRIAS.
VOLTAREI NO PRÓXIMO ANO.
SAÚDE ........

2005-12-23
















2005-12-18


Vendas Novas, 05.Abril.2004, ao entardecer.

Tirei esta foto a partir das escadas exteriores, nas instalações dos Salesianos, em Vendas Novas. Ao centro, podemos ver a Rua Almada Negreiros, na zona que fica perto da "Panificadora".
Foto em reposição

Foto aérea de Vendas Novas, com o Jardim Público e a EN4 em primeiro plano.
Esta foto já tem alguns anos e foi adquirida a uma empresa de fotografia aérea.

2005-12-16

No passado mês de Novembro, deixei-vos aqui várias fotografias referentes à construção do Jardim Público de Vendas Novas.

Aproveito agora, a título de curiosidade, para vos mostrar a foto em anexo, que respeita às fundações do actual edifício do Auditório e Biblioteca Municipais.

Talvez alguns dos leitores não saibam e outros não se lembrem, mas este edifício sofreu, já depois de estar a ser utilizado, as consequências de "um problema estrutural". Na prática, verificou-se que "o chão abateu num espaço central do edifício", com as consequências que daí resultaram. O que foi posteriormente resolvido.


2005-12-15

Pôr-do-sol
Foto tirada uma tarde destas em Vendas Novas.

Estas árvores são as que se vêm no terreno
por detrás do "Campo de futebol dos Salesianos"




E agora um pouco de publicidade ....

2005-12-13

Outono

2005-12-10

Achei esta cruz algo curiosa. Desde logo, porque assenta numa base cuja geometria
é mais complexa do que o habitual. Mas também pela sua forma dupla, pois tem
a parte superior diferente das que é costume vermos por esse Alentejo.

Situa-se em S.Matias, perto de Évora

Esta igreja fica junto à Estrada Nacional 114, que liga as cidades de Montemor-o-Novo e Évora. No sentido de Évora, fica do lado esquerdo a cerca de 8 Kms da cidade.

Para quem se dirigir a Évora pela Auto-Estrada, no sentido Lisboa-Évora, esta igreja fica cerca de 1 Km depois da saída da AE.

Por cima da porta principal existe uma outra cruz, diferente da que se encontra em frente, ao lado da qual se encontra uma data, que poderá(?) indicar a data de construção: 1877.


Igreja em S.Matias, perto de Évora

Igreja da Marconi


Para saber mais sobre esta obra de arquitectura do nosso concelho, aconselho os caros amigos a lerem o comentário que nos foi deixado, por quem sabe destas coisas, no post que aqui publiquei no dia 02.12.2005 (mais abaixo).


2005-12-06


Céu alentejano ao entardecer

Foto em reposição

Céu alentejano ao entardecer

2005-12-05

Évora
Praça do Giraldo
Quadro com fotografia antiga
(colecção particular)




2005-12-04

Cuba, Baixo Alentejo

Imagem retirada de um folheto publicitário

O cair das folhas

Jardim Público de Vendas Novas
Dezembro de 2005



2005-12-03

Alentejo ao entardecer



2005-12-02


Igreja da Marconi - Vendas Novas
Novembro de 2005

Igreja da Marconi - Vendas Novas
Novembro de 2005


Tal como a legenda indica, esta igreja situa-se na Marconi, que é um lugar da freguesia e concelho de Vendas Novas, distrito de Évora.

O nome do lugar tem origem no facto de aqui estar instalada uma Estação Receptora de Rádio, actualmente pertencente à PT e que fez parte da antiga Companhia Portuguesa Rádio Marconi.

Para quem sai de Vendas Novas na direcção de Montemor-o-Novo, ao fim de cerca de 5 Kms encontra um conjunto de antenas de rádio, a maior das quais com 100 metros de altura (ver post mais abaixo), que fazem parte da citada Estação Receptora.

Hoje em dia, esta estrutura tem um uso muito reduzido. Aliás, segundo julgo saber, estará quase desactivada.

À primeira vista, e julgando pelo que se pode ver pela parte de fora, esta igreja encontra-se em muito mau estado de conservação. Chama a atenção a sua arquitectura algo arrojada, a cruz cimeira que evidencia aspectos algo diferente do habitual, bem assim como os dois vitrais, um na frente e outro na parte de trás, cuja autoria é atribuída a Almada Negreiros.